Aparecida lança Campanha Maio Amarelo 2025 com foco na valorização da vida no trânsito
Com o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”, campanha será iniciada nesta sexta-feira (9)

Com o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida”, a campanha terá seu lançamento oficial às 8h, no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa, com a presença do prefeito Leandro Vilela, outras autoridades municipais e representantes da sociedade civil. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e marca o início de uma programação intensa de atividades educativas durante todo o mês.
Segundo o secretário executivo de Trânsito, coronel Éder Fernandes, o objetivo da campanha é provocar uma reflexão profunda sobre os hábitos cotidianos nas vias.“Queremos incentivar uma mudança real de comportamento. Respeitar as leis de trânsito, reduzir a velocidade e ser mais empático no trânsito pode salvar vidas. Um trânsito seguro começa com atitudes conscientes de cada cidadão, seja ao dirigir, caminhar ou pedalar”, reforça.
Entre os destaques da programação, no dia 15 de maio será realizada uma blitz educativa em pontos estratégicos da cidade, com distribuição de materiais informativos, orientações a condutores e ações interativas, como a oficina de choque, que simula situações de acidentes reais para alertar sobre os riscos da imprudência.
Entre os dias 19 e 23 de maio, o Aparecida Shopping receberá uma exposição temática com foco em segurança viária, comportamento responsável e estatísticas locais de acidentes. Já no dia 23 de maio, às 9h, a Prefeitura de Aparecida entrega à população a nova sede da Secretaria Executiva de Trânsito, localizada no centro da cidade. A unidade oferecerá melhor estrutura de atendimento e reforçará a atuação técnica da SMTA.
A campanha integra o movimento Maio Amarelo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, dentro da Década de Ação para Segurança no Trânsito. A cor amarela representa a sinalização de advertência e reforça a necessidade de atenção às normas de trânsito para preservar vidas. Em 2025, o tema nacional definido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) é “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”.
Em Aparecida, os números chamam atenção: somente em 2023, foram registrados mais de 4,3 mil acidentes com vítimas, sendo que 51% envolviam motociclistas. Em 2024, o município contabilizou 10 mil sinistros, com 29 mortes e mais de 12 mil veículos envolvidos.
“Nosso compromisso é promover a cultura da paz no trânsito e reduzir esses números. A vida deve estar sempre em primeiro lugar. Vamos juntos construir uma cidade mais segura para todos”, finaliza o coronel Éder Fernandes.
COMENTÁRIOS