Aparecida realiza 200 atendimentos oftalmológicos em crianças
Mobilização beneficia crianças de até 5 anos de idade com foco no diagnóstico precoce de problemas de visão na infância, como o retinoblastoma.

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com o Hospital de Olhos Aparecida, participa, no próximo sábado, 13, de uma ação nacional de avaliação oftalmológica voltada exclusivamente para crianças de 0 a 5 anos. Os atendimentos serão realizados das 8h às 15h, no Hospital de Olhos Aparecida, na Avenida Dom Abel Ribeiro, no Centro. O lançamento nacional das atividades será nas unidades participantes, e, em Aparecida, será no Hospital de Olhos nesta sexta, 12 de setembro, às 14h.
A iniciativa faz parte da campanha nacional “De Olho nos Olhinhos”, que nasceu há três anos em São Paulo, em um pequeno evento no Parque do Ibirapuera, e que hoje impacta mais de 150 milhões de brasileiros. Idealizada por Daiana, Tiago e Lua Leifert após o diagnóstico da pequena Lua com retinoblastoma, um câncer ocular que atinge crianças de 0 a 5 anos, a campanha visa conscientizar famílias e profissionais da saúde sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças oculares infantis.
“A detecção precoce é sempre essencial para o sucesso do tratamento. Muitos casos que poderiam ser resolvidos com intervenções simples acabam sendo diagnosticados tardiamente, comprometendo a visão e a qualidade de vida da criança. Por isso, ações como essa são muito importantes”, destaca o superintendente de Regulação da Saúde de Aparecida, Thiago Rezende Monteiro.
A campanha “De Olho nos Olhinhos” tem duas frentes principais: a conscientização da população, com eventos, materiais informativos em praças, shoppings, mídias digitais, embalagens de fraldas e transporte público, e dias especiais de atendimento oftalmológico em hospitais de todo o Brasil. Neste ano, serão realizados 88 eventos em todos os estados, mobilizando mais de mil médicos, alunos de medicina e voluntários.
Conheça o retinoblastoma
O retinoblastoma é o câncer ocular mais comum em crianças pequenas e pode apresentar sinais como reflexo branco na pupila, estrabismo e movimentos oculares anormais. Quando diagnosticado cedo, as chances de cura são de até 90%, segundo especialistas da área. A campanha destaca a importância do Teste do Reflexo Vermelho (Teste do Olhinho) e consultas oftalmológicas regulares na primeira infância para identificar precocemente sinais da doença.
Serviço
Assunto: Saúde de Aparecida realiza avaliação oftalmológica para 200 crianças de 0 a 5 anos
Quando: 13 de setembro (sábado), das 8h às 15h
Onde: Hospital de Olhos Aparecida (Avenida Dom Abel Ribeiro, Centro)
COMENTÁRIOS