Recorde de calor em duas cidades goianas nesta quinta-feira
Termômetros registraram mais de 40 ºC.

Uma medição realizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou que duas cidades goianas registraram mais de 42 °C de temperatura nesta quinta-feira (11) em Goiás. Os termômetros atingiram 42,9 °C em São Miguel do Araguaia, no norte do estado, e 42,4 °C na Cidade de Goiás.
Ainda conforme o Inmet, na última quarta-feira (10), três cidades goianas estavam na lista dos municípios com as maiores temperaturas do Brasil. São Miguel do Araguaia em 3º lugar com 40,7 °C; Porangatu em 25º com 39,4 °C e Cidade de Goiás em 32º com 39 °C. Goiânia marcou 37,7 °C e tinha ficado em 63° posição da lista, liderada pelo município de Pedro Afonso, no Tocantins, onde os termômetros marcaram 41,6 °C.
Em Goiânia, os termômetros marcaram 39,1 °C nesta quinta-feira e a capital ficou na 11ª posição entre as cidades mais quentes do Brasil. Além do calor, a baixa umidade também é considerada um risco para a população. Em entrevista ao Mais Goiás, a coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Elizabeth Alves, afirmou que essa temperatura foi cinco graus acima da média na capital.
“Essa condição ocorre nesse período mesmo, principalmente no mês de setembro. É um mês bastante quente e seco. É o mês mais crítico para a climatologia”, reforçou.
Calor e baixa umidade ligam o sinal de alerta no Estado
Dados do instituto apontam que a umidade relativa do ar também variou entre 12 e 20%. Isso pode ocasionar diversos problemas de saúde, além de incêndios florestais.
Segundo boletim divulgado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimenhgo), a previsão para este sábado (13) no estado é de sol e calor intenso, principalmente à tarde. Na cidade de Porangatu, por exemplo, a máxima pode chegar aos 41 °C.
Em Goiânia, o dia deve ser marcado por sol, calor e os termômetros podem marcar 39 °C de máxima. A umidade relativa do ar deve variar entre 10% e 50%.
COMENTÁRIOS