Primeira clínica de castração da história de Aparecida está prestes a ser inaugurada
A nova unidade será instalada ao lado do prédio do Centro de Zoonoses e deve ser entregue ainda neste semestre.

A primeira clinica pública de castração da cidade de Aparecida de Goiânia está prestes a ser inaugurada. Esse é um avanço histórico na política de proteção e bem-estar animal. A nova unidade será instalada ao lado do prédio do Centro de Zoonoses e deve ser entregue ainda neste semestre.
O projeto que deu origem à iniciativa é de autoria do vereador Lipe Gomes, conhecido por sua atuação em defesa da causa animal. A clínica será um espaço totalmente voltado à realização de castrações gratuitas de tutores carentes contribuindo para o controle populacional responsável de cães e gatos no município. A expectativa é que os tutores beneficiados estejam inscritos no CadUnico.
“A castração é uma medida de saúde pública e de respeito à vida animal. Esse é um passo concreto para evitar abandonos, maus-tratos e garantir mais dignidade aos nossos animais e até a nossa população, por que sabemos dos problemas causados diariamente pela quantidade de animais nas ruas”, afirma o vereador.
Além de facilitar o acesso da população ao serviço, a clínica terá o papel de estimular a autoconsciência da sociedade sobre a posse responsável. A proposta reforça a ideia de que adotar um animal vai muito além do afeto: é um compromisso ético que envolve cuidados com alimentação, saúde e bem-estar.
O abandono e os maus-tratos seguem sendo realidade cruel nas ruas da cidade. De acordo com especialistas, a castração é uma das formas mais eficazes de quebrar esse ciclo de sofrimento e negligência, reduzindo ninhadas indesejadas e evitando o crescimento descontrolado da população de animais de rua.
A inauguração da clínica representa a primeira ação efetiva da gestão do vereador Lipe Gomes no campo da causa animal, e deve ser acompanhada por campanhas educativas e de conscientização que serão lançadas nos próximos meses.
“Nosso compromisso é cuidar de quem não tem voz. Essa clínica é só o começo”, conclui Lipe.
COMENTÁRIOS