Publicidade

Seja bem-vindo
Aparecida,30/04/2025

  • A +
  • A -

Deputado goiano apresenta projeto de lei para evitar uniforme vermelho na CBF após boato sobre mudança

O deputado federal Daniel Agrobom (PL) quer "blindar" mudanças na camiseta da seleção

www.aparecidanoticias.com.br
Deputado goiano apresenta projeto de lei para evitar uniforme vermelho na CBF após boato sobre mudança Reprodução

Após o site especializado Footy Headlines cravar que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve estrear um segundo uniforme vermelho, com lançamento previsto para março do ano que vem, o deputado federal bolsonarista Daniel Agrobom (PL-GO) resolveu agir em nome da tradição. O resultado? Um projeto de lei da Câmara dos Deputados, que propõe nada menos que a padronização, por lei, das cores da Seleção. A CBF, entretanto, negou a mudança.


Pelo texto, qualquer uniforme usado pela Seleção em competições oficiais, incluindo as categorias de base, feminina, paralímpica e amadora, deverá obrigatoriamente respeitar as cores da Bandeira do Brasil: verde, amarelo, azul e branco. O projeto ainda abre uma brecha para o uso de uniformes alternativos, desde que sejam comemorativos ou beneficentes, e com aval do Ministério do Esporte, do Itamaraty e, veja só, até do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

A proposta vem na esteira da comoção causada pela possibilidade de o Brasil entrar em campo com um uniforme vermelho, cor ausente do imaginário futebolístico nacional, mas onipresente em outras rivalidades ideológicas do país. A combinação da coloração avermelhada, inusitada na seleção canarinha, foi suficiente para acender o alerta no Congresso.

Em justificativa anexa ao projeto, Agrobom argumenta que a “amarelinha” é um dos maiores símbolos da identidade cultural brasileira e que o uso recorrente de cores “destoantes”, como preto ou cinza, descaracteriza o sentimento coletivo e afasta o torcedor de suas raízes. Agora, com o vermelho no radar, a reação no legislativo foi célere.

Mas a CBF tratou de baixar a fervura. Em nota oficial, disponível nas redes sociais, a CBF negou que tenha lançado qualquer nova camisa até o momento e reforçou que nem ela nem a Nike divulgaram oficialmente a nova linha. Garantiu ainda que o estatuto da entidade preserva as cores tradicionais: amarelo e azul seguirão como protagonistas. Em outras palavras: se alguém ousar tingir a seleção de vermelho, isso ainda está só na imaginação dos designers.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.