Seja bem-vindo
Aparecida,02/05/2025

  • A +
  • A -

Instituto Bacae oferece oficina e palestra sobre ESCRITA CRIATIVA para mulheres negras e palestra sobre PRODUÇÃO CULTURAL para as artes cênicas

"As duas formaçãos são gratuitas. A primeira será conduzida por Mel Gonçalves, de 05 a 08 de maio, e a segunda, uma palestra com Léo Cassimir, no dia 10 de maio"

www.aparecidanoticias.com.br
Instituto Bacae oferece oficina e palestra sobre ESCRITA CRIATIVA para mulheres negras e palestra sobre PRODUÇÃO CULTURAL para as artes cênicas Divulgação



A atriz, poetisa, autora e performer Mel Gonçalves vai conduzir uma oficina de escrita criativa voltada para mulheres negras entre os dias 5 e 8 de maio, entre 18h30 e 21h30. Esta é uma realização do Instituto Bacae, que oferece atividades de formação cultural por meio de projeto de manutenção. Além da oficina, o Bacae ainda oferece, às 10 horas do dia 10 de maio, uma palestra sobre produção cultural para as artes cênicas com o produtor Léo Cassimir, representante da Ninho Ancestral - Coletivo de Coprodução Cultural. Ambas as atividades são gratuitas e acontecem na sede do Instituto Bacae, no Setor Sul.


Para ambas as atividades há trinta vagas disponíveis e as pessoas interessadas podem se inscrever pelo LINK DISPONÍVEL no perfil do Instagram do BACAE: www.instagram.com/bacae/


Esse projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.


"OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA PARA MULHERES NEGRAS"


Na oficina conduzida por Mel Gonçalves, as mulheres participantes poderão estimular sua criatividade através da escrita. Será um exercício criativo para despertar emoções, lembranças e desejos. A ministrante Mel Gonçalves, atriz, poetisa, roteirista, performer e autora, encontra na escrita uma potente ferramenta de criação para doar e receber afeto, afago, alegria, poesia e vida. Sua condução vai propiciar uma significativa vivência expressiva para as participantes.


A oficina é voltada para mulheres negras com idade acima de dezoito anos. Esta ação está relacionada à iniciativa literária do "Sebo Bacae + Centopeia", organizado e atualizado pelo trabalho voluntário de Mel Gonçalves. 


"PALESTRA PRODUÇÃO CULTURAL PARA AS ARTES CÊNICAS"


Ministrada por Leo Cassimir, representante do Ninho Ancestral - Coletivo de Coprodução Cultural, a palestra tem como objetivo apresentar os fundamentos da produção cultural voltada para as artes cênicas, abordando aspectos práticos e estratégicos para a concepção, planejamento e realização de espetáculos. Serão explorados temas como o papel do produtor, captação de recursos, elaboração de projetos, gestão de equipe, cronogramas e orçamentos, além de estratégias de divulgação e inserção no mercado.


Leo compartilha suas experiências para proporcionar uma visão ampla e integradora do processo de produção com foco na área da dança, capacitando os participantes, estudantes do cursos de licenciatura em Dança, a enfrentar os desafios e a maximizar o potencial criativo de suas produções fora do universo acadêmico.


A palestra conta com a presença de intérpretes em Libras e é voltada para alunos dos cursos de Licenciatura em Dança da UFG - Goiânia e de Licenciatura em Dança do IFG - Aparecida de Goiânia.


"FORMAÇÃO E ACESSIBILIDADE"


O projeto de manutenção do Instituto Bacae, ao mesmo tempo em que dá continuidade e fortalece suas atividades culturais e artísticas, oferece formação e capacitação ao público goiano, priorizando a acessibilidade. Até agosto, serão realizadas mais duas palestras: “propostas para o bem-viver: reflexões para inspirar ações de fortalecimento comunitário”, com Jordana Albino Oliveira, representante do instituto EcomAmor e "aplicação de acessibilidade em jogos", com Mika Fran, representante da GameGo.


Além destas ações, serão realizadas duas mostras: em junho, “Mostra Bacae Dance Experience”, uma apresentação de criações coreográficas experimentais dos integrantes do Grupo Bacae Dança.  Em agosto, o projeto realiza a “Mostra de jogos independentes de mulheres goianas”. A exposição será interativa, com possibilidade do público experimentar os jogos no local. 


_




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.