Brasileiro de Goiás estreia em Grey’s Anatomy após cinco anos de testes
Gabriel Sousa, natural de Goiânia e radicado em Los Angeles, interpreta noivo de paciente em episódio da 21ª temporada da série.

O ator Gabriel Sousa, de 38 anos, nascido em Goiânia e radicado nos Estados Unidos, estreou na última semana na série Grey’s Anatomy, um dos dramas hospitalares mais longevos da televisão americana. Ele interpreta Edgar, noivo de uma paciente atendida no fictício Grey Sloan Memorial, no 16º episódio da 21ª temporada, exibido em 1º de maio.
A estreia na produção criada por Shonda Rhimes marca o ápice de uma trajetória marcada pela persistência. “Foi uma grande honra, um grande privilégio e uma grande sorte da vida”, afirmou Sousa, em entrevista ao portal g1. A conquista do papel veio após cinco anos consecutivos de testes para a série. “O primeiro teste foi há cinco anos e a frequência foi mais ou menos um por ano. A primeira vez foi aquele susto, e depois sempre vinha a expectativa se eles iam gostar de mim”, relembra.
Gabriel mudou-se com os pais para os Estados Unidos ainda na infância, mas viveu dos sete aos onze anos no interior de Goiás, em Bela Vista, onde manteve vínculos familiares e culturais. “Sinto uma conexão a esse ‘mundo western’ devido às fazendas e chácaras de familiares do interior de Goiás”, contou. Foi nesse período que se formaram muitas de suas referências brasileiras.
Apesar do envolvimento precoce com o teatro, chegou a se afastar da atuação e tentou caminhos diversos: trabalhou com finanças, tentou carreira em Wall Street e até fundou uma empresa de exportação para o Brasil. O reencontro com a arte ocorreu de forma inesperada, quando acompanhava um primo em um teste para uma escola de inglês e acabou ele mesmo sendo escolhido para um papel.
A mudança definitiva para Los Angeles veio em 2013, impulsionada por motivos pessoais e pelo desejo de aprofundar a carreira. Entre 2009 e 2011, Sousa participou de comerciais ao lado de nomes como Bruce Willis, Megan Fox e Samuel L. Jackson. Ao longo da última década, acumulou participações em séries como Veronica Mars, Westworld, Unbelievable, As We See It e Agents of S.H.I.E.L.D., na qual interpretou o vilão Durant, com superpoderes.
Hoje, casado com uma atriz norte-americana e pai de uma menina de sete meses, Sousa diz que a família é sua principal fonte de força e inspiração. Ele também vê sua atuação como uma forma de representação cultural. “Quero mostrar um Brasil que não é só favela ou estereótipo. Quero contar histórias que mostram a riqueza da nossa cultura”, afirmou.
COMENTÁRIOS