Você usa banheiro fora de casa? Especialista diz se assentos de privadas transmitem doenças

Quando a vontade de ir ao banheiro bate, é difícil de resistir ao aperto e por muitas das vezes o sanitário público é a única opção. O público feminino, em especial, toma um cuidado a mais e busca manter certa distância dos assentos na hora de usar o toalete fora de casa. Afinal, possível contrair doenças dos vasos sanitários?
Veja as fotos
A especialista em saúde afirmou que bactérias e vírus não conseguem sobreviver por muito tempo fora do organismo: “A maioria dos vírus e bactérias não sobrevivem muito tempo numa superfície seca como assento e o contato com a pele íntegra não vai causar infecção”, destacou.
As doenças sexualmente transmissíveis também estão fora de risco quando o assunto é assento de privada: “As doenças sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis e gonorreia não são transmitidas de forma também”, pontuou a médica.
Entretanto, a profissional que a pode existir uma chance de contaminação: “O que pode acontecer é algum desconforto ou irritação de pele e o que pode aumentar o risco da transmissão é a presença de feridas na região e contato direto com secreção recente, mas isso é muito pouco provável”, destacou.
“O cuidado mais importante é sempre lavar bem as mãos ao usar o banheiro, pois essa sim é a principal forma de evitar infecções”, concluiu a médica Marina Martinelli Sonnenfeld.
COMENTÁRIOS