Avenida das Nações tem desvios para construção de trincheira e novo Eixo Viário
Obra estratégica vai melhorar mobilidade urbana no Parque das Nações e região

A Avenida das Nações, no limite dos setores Parque das Nações, Itapuã, Pontal Sul e Buriti Sereno, está passando por uma importante obra de mobilidade urbana. A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Infraestrutura, trabalha intensamente na construção de uma trincheira em frente ao Condomínio Buriti Sereno, com extensão ao longo da avenida. A intervenção tem prazo estimado de 180 dias para conclusão e é considerada uma das mais relevantes do conjunto de obras estruturantes retomadas na gestão do prefeito Leandro Vilela.
A trincheira integra o Eixo Estruturante Leste-Oeste 02 e tem papel fundamental na finalização de dois novos eixos viários que vão transformar o tráfego na região Sul da cidade. O primeiro eixo saindo da GO-040, passando pelos setores Goiânia Park Sul, Jardim Veneza, Buriti Sereno e Itapuã, e inclui também a duplicação da ponte da Avenida Uirapuru, no Morada dos Pássaros, até o Anel Viário na altura do Setor América Park. O segundo eixo parte da própria Avenida das Nações e segue pelas avenidas Prado Júnior, Portugal e Nossa Senhora de Fátima até o Anel Viário, encontrando com o Eixo Leste-Oeste 1 até a Avenida Rio Verde, passando pelo Bairro Cardoso e Jardim Helvécia, criando uma nova conexão entre regiões populosas e corredores logísticos importantes da cidade.
Além da construção da trincheira, o cronograma prevê também a construção de uma ponte no mesmo eixo e a implantação de uma segunda ponte na Avenida Uirapuru, fortalecendo ainda mais a integração viária entre os bairros e desafogando o tráfego em regiões de grande movimentação.
O secretário de Infraestrutura, Alfredo Soubihe, destaca o compromisso da atual gestão com a conclusão das obras dentro dos prazos estabelecidos. “Obra tem que ter começo, meio e fim. Essa é a determinação do prefeito Leandro Vilela, e é isso que estamos garantindo para que a população não seja prejudicada, e as obras dos eixos que iniciamos terão a duração de 180 dias”, afirmou.
Para viabilizar o andamento das obras, a Prefeitura implantou dois desvios temporários ao longo da Avenida das Nações, com o objetivo de garantir a segurança dos motoristas e trabalhadores e permitir o avanço das frentes de serviço. A primeira intervenção ocorre no trecho entre a Rua 100-A e a Rua 15 de Novembro. Nesse ponto, o tráfego está sendo desviado da pista principal para a pista oposta, com interdição do sentido original para a instalação das redes de drenagem pluvial. A sinalização foi reforçada com placas de advertência indicando obras a 200 metros, pista interditada, necessidade de redução de velocidade e mudança de direção. O fluxo retorna ao trajeto normal logo após o trecho em obras.
Na segunda intervenção, que compreende o trecho entre a Rua 15 de Novembro e a Rua Moscou, o desvio acontece à direita da via, utilizando o mesmo padrão de sinalização e segurança viária. A pista também está temporariamente interditada para continuidade da instalação das galerias pluviais, com o tráfego redirecionado para manter a fluidez e a segurança no local.
A Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA) reforça que os trechos estão devidamente sinalizados com placas de advertência, cones e indicações claras dos fluxos de tráfego. A orientação é para que condutores reduzam a velocidade e respeitem as orientações no local, evitando acidentes e contribuindo com o andamento seguro da obra.
Eixos Estruturantes - As intervenções integram o Programa de Reestruturação Urbana da Bacia do Ribeirão Santo Antônio, financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF), no valor total de R$ 72,7 milhões. O programa foi retomado pela atual gestão após a regularização do contrato e o pagamento de R$ 13 milhões somente neste ano, o que permitiu o lançamento de obras estratégicas como o Eixo Leste-Oeste 01 e agora o avanço definitivo do Eixo LO-02.
COMENTÁRIOS