Seja bem-vindo
Aparecida,09/05/2025

  • A +
  • A -

Saiba quem é Robert Francis Prevost, o novo papa Leão XIV

jaimaginouisso.com.br
Saiba quem é Robert Francis Prevost, o novo papa Leão XIV

Já imaginou um papa dos EUA? Pois é... A famosa fumacinha branca apareceu mais uma vez na Capela Sistina, anunciando que temos um novo pontífice! E o nome dele pode surpreender você: Robert Francis Prevost, o Papa Leão XIV — o primeiro papa norte-americano da história da Igreja Católica!


Nascido em Chicago, ele quebrou uma tradição milenar ao se tornar o primeiro papa vindo de um país majoritariamente protestante. Mas engana-se quem pensa que ele foi criado nos corredores luxuosos do Vaticano.


O papa que falava espanhol antes mesmo de ser papa


Prevost é praticamente um “peruano honorário”. Ele passou décadas no Peru, onde atuou como missionário em regiões humildes, enfrentou o regime autoritário de Fujimori e chegou até a cobrar publicamente desculpas pelas injustiças cometidas na época.


Fluente em espanhol, discreto, com voz mansa e perfil reformista, ele é visto como um continuador do legado do Papa Francisco — só que com uma vivência diferente, mais voltada à realidade latino-americana.


Por que Leão XIV?


A escolha do nome Leão carrega peso. Já tivemos outros 13 papas com esse nome, sendo o mais famoso Leão I, também conhecido como Leão, o Grande, que enfrentou até Átila, o Huno! O novo papa parece querer evocar essa força, talvez para lidar com os desafios internos da Igreja — incluindo escândalos delicados que o acompanharam em sua trajetória no Peru.


Um cardeal por menos de 2 anos


Outro fato curioso? Prevost foi nomeado cardeal em 2023 e menos de dois anos depois, já se tornava papa — algo raríssimo na história recente do Vaticano.


Ah, e durante uma internação do Papa Francisco, foi ele quem conduziu uma oração pública no Vaticano. Talvez o momento simbólico que o apontou, ali, como o sucessor natural.


O que esperar de Leão XIV?


Ainda é cedo para prever como será seu papado, mas tudo indica que ele manterá uma linha de reformas moderadas e abertura ao diálogo, principalmente com os povos da América Latina.


Agora, fica a pergunta: o mundo está pronto para um papa “yankee” que virou quase andino?




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.