Brasil tem primeiro foco de gripe aviária em granja comercial de galinhas, diz Ministério da Agricultura
Esse é o primeiro foco da doença detectado em uma granja comercial no Brasil, o que levou a China a suspender a compra de frango brasileiro.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou a presença do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), causador da chamada gripe aviária, em matrizeiro de galinhas no Rio Grande do Sul. Esse é o primeiro foco da doença detectado em uma granja comercial no Brasil, o que levou a China a suspender a compra de frango brasileiro.
O vírus foi encontrado no município de Montenegro. Logo após a confirmação, a China informou ao governo do Brasil que suspenderia a importação da ave pelos próximos 60 dias.
— A partir de hoje, pelos próximos 60 dias, a China não estará mais comprando carne de frango brasileira — disse o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em entrevista à TV Centro América.
"O Mapa alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo", diz a nota do ministério.
O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas).
De acordo com o Mapa, as medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas e visam não somente debelar a doença, mas também manter a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e, assim, a segurança alimentar da população.
A pasta também está realizando a comunicação oficial aos entes das cadeias produtivas envolvidas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, bem como aos parceiros comerciais do Brasil.
A gripe aviária está relacionada a um conjunto de cepas do Influenza que circula principalmente entre aves. A cepa encontrada no Brasil é a H1N5, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Até agora, ela havia sido encontrada apenas em aves silvestres no Brasil.
Do O Globo
COMENTÁRIOS