Paciente do HMAP passa por procedimento inédito na rede pública
Exame de colangioscopia permite visualizar diretamente as vias biliares, ampliando a precisão no diagnóstico e tratamento de doenças do fígado e pâncreas no SUS
Divulgação/HMAP Um paciente do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia - Iris Rezende Machado (HMAP), unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), construída e mantida pela Prefeitura e gerida pelo Einstein, foi beneficiado com a realização de um procedimento inédito para a rede pública de saúde em Aparecida: a colangioscopia.
Trata-se de um exame de alta complexidade que permite a visualização direta das vias biliares, oferecendo maior precisão no diagnóstico e novas possibilidades terapêuticas para doenças do fígado e do pâncreas.
O médico endoscopista do HMAP, Reinaldo Falluh, explica que o procedimento é minimamente invasivo. “É possível observar em alta definição o revestimento interno dos ductos biliares, identificar estenoses (estreitamentos), cálculos ou tumores, e até coletar biópsias direcionadas sob visão direta”, esclarece.
A iniciativa fez parte do Connect Gastro, evento científico promovido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), em parceria com a Sociedade Goiana de Gastroenterologia, que ao longo do ano percorre diferentes instituições de saúde do país com ações de atualização e difusão de tecnologias inovadoras.
Luiz Alves Ferreira Filho, coordenador de medicina diagnóstica no HMAP, ressalta que a realização do procedimento é um marco não apenas para o paciente, mas para toda a equipe. "Mais do que um avanço assistencial, essa iniciativa representa um investimento direto na atualização e qualificação do nosso corpo clínico. A oportunidade de participar de um procedimento de ponta como este dissemina um conhecimento técnico-científico valioso e alinha nossas equipes com as práticas mais inovadoras da medicina, reforçando o compromisso do hospital com a excelência e a educação continuada", conclui.
COMENTÁRIOS